sexta-feira, 17 de julho de 2009

O tempo...

Essa coisa que existe desde sempre... por sinal, "sempre" também pode ser considerada uma medida de tempo. Medimos o tempo, cortamos a vida em segundos, minutos e horas, estas se juntam e se transformam em dias, semanas, meses e anos... Passamos o tempo, confiamos que o tempo vai transformar qualquer coisa, afinal, o tempo muda tudo. Este bendito tempo nos dá rugas, experiências que nos farão crescer e desenvolver alguma arte da vida. Dá entendimento sobre um assunto, dá calma ou intranquilidade. Ele nos tira o fôlego. Damos tempo ao tempo, nós perdemos tempo, nós queremos tempo para construir os nossos sonhos. O mundo corre contra o tempo. O tempo nos obriga a amadurecer, para termos filhos e vê-los crescendo, com o passar do tempo. E ainda mais, o tempo não é só por onde caminhamos, é o verbo que define ações feitas e a fazer, o tempo define o próprio presente, passado e futuro. É passível de compreensão dos nossos desejos "eu faria" "se eu fizesse". O tempo é calor e frio, é mudança climática.

No dicionário o tempo está definido como: Medida de duração dos seres sujeitos à mudança da sua substância ou a mudanças acidentais e sucessivas da sua natureza, apreciáveis pelos sentidos orgânicos.

Eu acredito nos dicionários, eu realmente creio nas pessoas que pesquisaram e aglutinaram conhecimento de milhares para chegar a definição das palavras do mundo. O dicionário só constata o senso comum do povo, que é quem, de fato, usa das palavras. Ninguém mais que ele pode definir palavras.

Sendo assim... alguém realmente entende o significado do termo "Tempo" do dicionário?

O tempo muda nossas substâncias, promove as ocasiões de ruptura de conceitos, muda inclusive a natureza. E tudo isso pode ser percebido pelos nossos sentidos, aqueles mesmos que aprendemos na escola. Como algo tão poderoso, dissonante e adimensional pode ser tão fluido e assimétrico?

Eu só posso concluir que preciso mais de tempo para essa discussão...


consiência elástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário